Sobre Nós

Nossa Missão

O Instituto Besouro Mangangá é uma iniciativa cultural que promove a Capoeira e valoriza os recursos naturais e culturais do Recôncavo Baiano. Unimos tradição e turismo consciente para fortalecer identidades, saberes e experiências locais

Quem Somos

Mestre Sidney

Com mais de 30 anos de trajetória dedicados à Capoeira e à cultura afro-brasileira, Mestre Sidney de Jesus é uma referência viva do Recôncavo Baiano. Sua caminhada começou na década de 1990, desenvolvendo atividades culturais em toda a região do Recôncavo, chegando ao norte do Espírito Santo e ao estado de Minas Gerais.
Ao longo de sua jornada, conviveu com verdadeiras lendas da Capoeira, fortalecendo tradições como o samba de roda, o maculelê, as orquestras de berimbau e as rodas de capoeira tradicionais. Sua atuação vai além dos palcos e das rodas — ele leva a Capoeira para escolas, universidades, entidades públicas e privadas, sempre com respeito às religiões de matriz africana e aos saberes ancestrais.
Mestre Sidney também tem uma rica experiência internacional, com intercâmbio cultural com estudantes europeus e africanos, e passagem pela Alemanha e pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

mestre Sidney de Jesus

O meu principal objetivo é transmitir o conhecimento
acumulado em mais de trinta anos de experiência.
Buscando sempre impulsionar o desenvolvimento da
bela cultura baiana construída por africanos e
brasileiros, interagindo com outras culturas sempre
colocando como carro chefe a capoeira, preparando
alunos e discípulos para os diversos desafios na vida
profissional e cultural, sempre utilizando a capoeira que
é a ferramenta principal na luta de libertação dos
negros brasileiros.”

retrato de Besouro Manganga

Rolar para cima